menu-icon
close-overlay-icon
loading image
decor image

Informação sobre contraceção de emergência

Contraceção de emergência é um método contracetivo que só deverá ser usado em situações de risco de uma gravidez não desejada, por falha do método regular ou por relações não protegidas. Contraceção de emergência ou pílula do dia seguinte dizem respeito ao mesmo método, como é exemplo o Postinor®.

Contraceção de emergência é um método para prevenir uma gravidez não desejada, depois de uma relação não protegida ou falha do método regular.

O método contracetivo de emergência mais utilizado é uma pílula especial como é exemplo o Postinor®, que deve ser usado até 72 horas da relação sexual não protegida.
A pílula do dia seguinte tem aspetos similares à pílula contracetiva regular, contem a mesma hormona e poderá ser utilizada nos seguintes casos:

  • Está insegura quanto à eficácia do coito interrompido ou ao método do calendário.
  • O seu método de contraceção habitual falhou (preservativo rasgou ou saiu do sítio)
  • Cometeu um erro ao usar o seu método contracetivo regular (esqueceu-se de tomar a sua pílula contracetiva)
  • Tem tomado outra medicação que poderá ter diminuído a eficácia da pílula que toma regularmente e está preocupada se está ou pode ficar grávida
Informação sobre contraceção de emergência

As pílulas de emergência ou do dia seguinte, como Postinor® são eficazes na prevenção de uma gravidez, quando tomadas até 72 horas após a relação desprotegida.

Contendo apenas um tipo de hormonas (Levonorgestrel), Postinor® previne a gravidez antes desta estar estabelecida. Postinor® é uma pílula de emergência, capaz de reduzir o risco de grávida.

Este tipo de contraceção de emergência tem sido utilizado por muitas mulheres em todo o mundo desde 1980.

Postinor® encontra-se disponível em todas as farmácias.

Informação sobre contraceção de emergência

As pílulas de emergência ou do dia seguinte não foram concebidas para tomar regularmente, pelo que deverá utilizar apenas em situações de emergência. Lembre-se que os riscos de tomar contraceção de emergência são muito inferiores aos riscos de um eventual aborto.
No caso do seu médico a proibir de tomar contraceção hormonal oral, não significa que não possa fazer uma pílula de emergência. Pergunte ao seu médico.

Postinor®

Postinor® é uma pílula de contraceção de emergência com apenas um comprimido por embalagem.
Postinor® é produzido e distribuido pela Gedeon Richter Plc