POSTINOR®

a pílula do dia seguinte de referência mundial

Nós usamos o método de coito interrompido ou calendário

Apesar de uma em cada quatro mulheres ficar grávida quando recorre ao coito interrompido ou ao método do calendário, muitas mulheres continuam a confiar neste método. O que fazer no caso deste método falhar? Uma gravidez não desejada ou mesmo um aborto poderá ser evitado.

O coito interrompido tem um princípio simples e evidente – se a ejaculação (esperma que sai do pénis) ocorrer fora da vagina, não haverá fertilização nem gravidez. No entanto, a realidade é muito diferente, porque o organismo masculino produz uma pré-ejaculação, que pode conter espermatozoides. Além disso, este método requer um grande autocontrolo por parte dos homens, sobretudo nos mais jovens que no início da sua vida sexual não controlam facilmente a ejaculação.
Acha que tem autocontrolo suficiente para retirar o seu pénis a tempo?

É muito provável que o Índice de Pearl de 27% se deva à falta de controlo e à pré-ejaculação. Este índice demonstra quantas mulheres férteis em cada 100 ficam grávidas num período de um ano. De acordo com as estatísticas, o coito interrompido é insuficiente em cerca de 1/4 dos casos, o que atualmente é considerado muito elevado ou seja, muito pouco eficaz.

O método do calendário também é muito incerto. Este método é baseado nas diferentes fases do ciclo menstrual da mulher. O Índice de Pearl deste método é de 25%, o que é extremamente elevado, se pensarmos que em cada 100 mulheres 1/4 podem engravidar num espaço de um ano. Embora cada mulher tenha o seu próprio ciclo menstrual, está estabelecido que a ovulação ocorre 14 dias antes da menstruação, sendo por isso arriscado ter relações na terceira semana do ciclo. Podemos afirmar que a ovulação poderá ocorrer espontaneamente em qualquer altura do ciclo, o que não é seguro do ponto de vista contracetivo. As dificuldades aumentam quando a mulher tem ciclos irregulares.

Apesar das muitas desvantagens, estes métodos ainda são muito utilizados. Na maioria dos casos, deve-se à relutância dos homens em usar os preservativos ou as mulheres não quererem utilizar a pílula todos os dias. O método do calendário ou o coito interrompido são os métodos naturais mais disponíveis para a mulher, o que pode justificar que recorram a estes métodos numa relação sexual ocasional. Que opções tem a mulher para o caso de ocorrer uma falha nestas situações? Postinor®, contraceção de emergência é a melhor opção para evitar uma gravidez não desejada ou eventualmente um aborto.

X