menu-icon
close-overlay-icon
loading image
decor image

Perguntas & Respostas

Devo esperar 72 horas para tomar Postinor®?

De forma alguma. Quanto mais cedo tomar melhor. Dirija-se à farmácia mais próxima. Quanto mais cedo tomar Postinor, maior é a possibilidade de prevenir uma gravidez. Algumas pessoas chamam-na de contraceção de emergência, outras de pílula do dia seguinte. O melhor é não esperar pelo dia seguinte. Poderá tomar Postinor logo de seguida ou então até a um máximo de 72 horas após a relação sexual não protegida ou no caso de pensar que a sua contraceção habitual falhou.

Qual é a eficácia de Postinor® - contraceção de emergência?

Quanto mais cedo tomar melhor, maior será a probabilidade de ser eficaz. Idealmente deverá tentar tomar o comprimido 24 horas após a relação sexual não protegida, pois é a forma mais eficaz de o fazer.
A eficácia das pílulas de emergência contendo Levonorgestrel, depende do número de horas que passou depois de ter tido uma relação não protegida:

Até 24 horas - 95%
Entre 25 - 48 horas - 85%
Entre 49 - 72 horas - 58%

Se está preocupada com a possibilidade de ter uma gravidez não desejada, o melhor será agir de imediato e não esperar pois mais tarde, poderá ser tarde de mais.

Como tomar Postinor®?

Postinor® é uma solução com apenas um único comprimido e poderá facilmente evitar uma gravidez não desejada, eventualmente um aborto. A embalagem contém apenas um comprimido. Deverá tomar Postinor® até 72 horas após a relação não protegida.

Quantas vezes posso tomar Postinor®?

De uma forma geral, não deverá tomar mais que uma vez num ciclo menstrual. No caso de usar Postinor® mais que uma vez no mesmo ciclo, o mais certo é ter irregularidades menstruais.
Postinor não é tão eficaz quanto os métodos contracetivos regulares. O seu médico de família ou o seu ginecologista, poderá aconselha-la sobre o método contracetivo regular que vá ao encontro das suas necessidades.

Porque deverei usar Postinor® num caso de emergência?

Tenha em atenção que Postinor® não é tão eficaz quanto a contraceção regular. A eficácia de Postinor® quando tomada até 24 horas é de 95%, mas as pílulas contracetivas regulares, oferecem uma eficácia superior (cerca de 99%).

Postinor pode alterar o seu período menstrual no mês em que é tomado. O período pode surgir mais cedo ou mesmo mais tarde que o habitual, Com o uso repetido de Postinor® as probabilidades de alterar o padrão menstrual aumentam. Como o período é a melhor forma de saber se está grávida ou não, o uso repetido de Postinor®, pode aumentar a incerteza e a sua ansiedade.

As pílulas de emergência não foram concebidas para se usar como método regular de contraceção. Se é sexualmente ativa, deverá recorrer a um método contracetivo regular adequado ao seu perfil e necessidades.

Tente usar a contraceção de emergência o menos possível. Mas nunca se esqueça, tem muito menos efeitos secundários e riscos para a saúde do que as pílulas abortivas ou o aborto.

Se estiver grávida

Se já se encontra grávida, as pílulas de emergência não funcionam, mas não interferem com o desenvolvimento do bebé ou da gravidez.

Se pensa que está grávida, deverá consultar o seu médico o mais rápido possível.

Se já tomou Postinor® e descobriu que está grávida, não o tome novamente.

O que deverei fazer se vomitar após tomar a pílula de emergência?

Depois da toma das pílulas contracetivas de emergência, algumas mulheres (aproximadamente 1 em cada 100) vão sentir-se mal dispostas, com enjoo ou mesmo vómitos.
Se vomitar nas primeiras 3 horas após a toma do comprimido, deve tomar imediatamente outro Postinor®. Nesse caso contacte novamente o seu médico ou farmacêutico, de forma a adquirir outro comprimido.
Se 3 Horas depois da toma inicial do Postinor® se sentir mal disposta, sem outras queixas, deve aguardar, pois, em princípio, não precisará tomar mais nada.

Como sei que Postinor® funcionou?

Ficará a saber se a contraceção de emergência funcionou, após lhe aparecer o próximo período menstrual.

Quando deverei voltar ao meu médico?

-Se a sua menstruação atrasar mais de 5 dias ou se o fluxo for invulgarmente mais escasso ou mais abundante.
-Se achar que pode estar grávida.
-Se sentir dor na parte baixa do abdómen, principalmente se for súbita e a sua menstruação estiver atrasada.
-Se tiver qualquer tipo de dúvida ou preocupação sobre o seu bem estar.
-Se tiver dúvidas sobre os métodos de contraceção mais indicados ao seu caso.

Vou sentir alguns efeitos secundários?

A maioria das mulheres não manifestam nenhum efeito adverso. Algumas referem náuseas, dores de cabeça, tensão mamária, dores de barriga, diarreia, tonturas ou sensação de cansaço. Estes sintomas são geralmente moderados e desaparecem num curto espaço de tempo.

Algumas mulheres podem ter alterações no período menstrual: mais abundante ou mais escasso, período pode surgir mais cedo ou mais tarde que o esperado. Se o seu período está 5 dias atrasado, poderá eventualmente estar grávida. Se sente uma dor abdominal intensa, pode ter uma gravidez ectópica e deve recorrer de imediato a ajuda médica.

O que fazer se tiver problemas após tomar a contraceção de emergência?

Podem surgir dores de cabeça ou sentir tonturas, que habitualmente passam após um curto espaço de tempo. Deverá relaxar e descansar um pouco. Poderá minimizar este tipo de queixas se beber ou comer algo quando toma o comprimido. Se os sintomas persistirem, consulte o seu médico ou farmacêutico.

O Postinor® pode alterar o meu período?

Normalmente Postinor® não altera o período, aparece na altura habitual. No entanto, o período pode atrasar ou antecipar. Algumas perdas irregulares ou spotting podem ocorrer até que a menstruação apareça.
Poderá ser inconveniente para si, mas não significa que algo está mal. Estes efeitos são apenas o resultado da ação da hormona que tomou.

Se o seu período estiver com um atraso superior a 5 dias.

Muito raramente o período atrasa mais de 5 dias depois de tomar a pílula de emergência. No caso de dúvida faça um teste gravidez.