Como tomar Postinor®?

Deverei esperar 72 horas para tomar Postinor®?

Não, não faça assim! Quanto mais cedo tomar melhor – quanto mais precocemente tomar Postinor®, maior é a sua eficácia.

Algumas pessoas designam este contracetivo de emergência como “pílula do dia seguinte”. Na verdade, não tem que esperar até ao dia seguinte para a tomar.

Deve tomar Postinor® imediatamente ou no máximo até as 72 Horas a seguir à relação sexual não protegida ou não devidamente protegida, em que houve falha do método que usa.

Como tomar Postinor®

A embalagem de Postinor® tem apenas um comprimido. Terá que o tomar nas 72 horas seguintes à relação sexual não protegida.

Tome Postinor® o mais rápido possível – quanto mais cedo melhor!
Quanto mais rápido a tomar, maior é a eficácia. O ideal é que seja tomada nas primeiras 24 horas, imediatamente após a relação sexual não protegida, período no qual é mais eficaz.

A eficácia dos contracetivos orais de emergência que contêm Levonorgestrel depende do tempo decorrido entre a relação sexual não protegida e a toma do comprimido (Postinor®).

Se está preocupada com a possibilidade de uma gravidez não planeada, mais vale agir de imediato do que esperar por mais tarde.

Como tomar Postinor®?

Se o seu método contracetivo falhou ou se teve relações sexuais não protegidas – Postinor® – “Contraceção de Emergência” é um método contracetivo que previne a gravidez, até 72 horas após uma relação sexual não protegida.

Não tome Postinor®

Se já estiver grávida, apesar de não prejudicar a gravidez ou o desenvolvimento do feto.

Se é alérgica ao “Levonorgestrel” ou a qualquer outra substância de Postinor®.

Postinor® não protege do vírus do HIV ou de qualquer outra doença sexualmente transmissível.

Com que frequência poderei tomar Postinor®?

Este método de contraceção não é um método regular, mas sim pontual e de emergência. Tente usá-lo o menos possível, só em caso de emergência. Tem muito menos efeitos secundários e riscos para a saúde do que as pílulas abortivas e os abortos clínicos.
De um modo geral, não deverá tomar Postinor® mais do que uma vez por ciclo menstrual, para interferir o mínimo possível.

Postinor® não deve ser usado como método regular de contraceção. Fale com o seu médico para lhe ser indicado o método contracetivo mais indicado para o seu caso.

Como tomar Postinor®?

Se estiver grávida

As pílulas de emergência não interrompem ou colocam em risco uma gravidez em curso e não afetam o desenvolvimento do feto.
Se pensa que está grávida, fale o quanto antes com o seu médico ou farmacêutico.
Não tome Postinor® outra vez, se já a tomou desde que teve o seu último período e se está grávida.

O que deverei fazer se vomitar após tomar a pílula de emergência?

Depois da toma das pílulas contracetivas de emergência, algumas mulheres (aproximadamente 1 em cada 100) podem sentir má disposição – enjoo ou mesmo vómitos.
Se vomitar nas primeiras 3 horas após a toma do comprimido, deve tomar imediatamente outro Postinor®. Nesse caso contacte novamente o seu médico ou farmacêutico, de forma a adquirir outro comprimido.
Se 3 horas depois da toma inicial do Postinor® sentir-se mal disposta, sem outras queixas, deve aguardar, pois em princípio não precisará tomar mais nada.

Como saber se foi eficaz?

Saberá se Postinor® foi eficaz quando aparecer a sua menstruação e se tiver um fluxo normal.

Quando é necessário falar com o seu médico?

-Se a sua menstruação atrasar mais de 5 dias ou se o fluxo for invulgarmente mais escasso ou mais abundante.
-Se achar que pode estar grávida.
-Se sentir uma dor na parte inferior do abdominal principalmente se for súbita
-Se a sua menstruação estiver atrasada.
-Se tiver qualquer tipo de dúvida ou preocupação sobre o seu bem estar e sobre os métodos de contraceção mais indicados ao seu caso.

Assunto relacionado

Preguntas E RESpostas Frequentes

Encontre uma farmácia 

Share this...Share on Facebook
Facebook

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/escapelle/public_html/wp-includes/functions.php on line 3778

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/escapelle/public_html/wp-includes/functions.php on line 3778