Nós usamos preservativos
Os preservativos são muito populares e de fácil acesso. São muito importantes para a prevenção de doenças de transmissão sexual, mas o preservativo apenas oferece uma contraceção eficaz quando usado corretamente. Podem ocorrer alguns acidentes. Este artigo descreve os mais frequentes e nestes casos é sempre recomendado o uso de uma contraceção de emergência.
Muitas pessoas preferem usar preservativo nas relações sexuais, mas cometem erros que não valorizam, mas que são importantes. O Índice de Pearl para o preservativo é de 15, o que significa que 15 mulheres em 100 que o usaram regularmente durante um ano engravidam, o que é muito importante. Quando usado corretamente, o Índice de Pearl é de 2. Não devemos esquecer que o preservativo pode estar rasgado ou rasgar, escorregar ou sair do sítio na relação e nestes casos a contraceção de emergência pode evitar uma gravidez não desejada ou um aborto. Vamos ver os erros mais frequentes.
- Se não utilizar um novo preservativo antes de cada relação.
- Se não o guardar devidamente pode danificar-se.
- Se usar preservativos fora do prazo de validade.
- Se abrir a embalagem com os dentes ou com um objeto cortante, pode danificar o preservativo.
- Existem lubrificantes que podem danificar o preservativo.
- Se o preservativo for colocado demasiado tarde.
- Se for retirado demasiado cedo.
- Se o preservativo não contém todo o esperma.
- Se o preservativo for desenrolado incorretamente.
- Se não tem o tamanho correto.
- Se não se verificou que estava tudo bem.
Se detetou que alguns dos acidentes anteriormente descritos ocorreram, ou se o preservativo estava danificado ou saiu do sítio durante a relação sexual e quiser evitar uma gravidez não desejada, deverá pensar em contraceção de emergência.
A vantagem do uso de preservativo é que este protege de doenças sexualmente transmissíveis como é o caso da SIDA, no entanto, não a protege a 100% contra o vírus do HPV (Vírus do Papiloma Humano). Apenas algumas pessoas sabem que também existem preservativos femininos que fazem lembrar os preservativos masculinos mais antigos, mas têm de ser colocados na vagina. No entanto, o preservativo feminino é mais difícil de usar e oferece menos eficácia, pois o Índice de Pearl é de 21.
Por favor, não se esqueça que os preservativos só lhe oferecem uma eficácia apropriada no caso de serem bem utilizados, no caso de algo anormal ocorrer, deverá usar outro preservativo. No caso do preservativo se rasgar ou outro problema ocorrer, deverá dirigir-se à farmácia mais próxima o mais cedo possível e solicitar uma pílula do dia seguinte, para evitar uma gravidez não desejada.